M12 - Avaliação Final

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E chegámos ao final deste curso... que só durou um mês, mas que se aprendeu muito!
Desde já o meu muito obrigada aos colegas de formação e aos formadores pela colaboração.

00:24

M11 - Simulação pedagógica final

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E no dia 12 de Abril de 2011, apresentei a minha simulação pedagógica final...
estavam presentes os meus colegas de formação e a nossa formadora, Dra.Ana Albergaria.

Pensei em muitos temas para apresentar, sempre dentro da minha área (Informática), e tinha muito por onde escolher... mas lembrei-me da minha primeira aula de Linguagens de Programação do primeiro ano do meu curso (Informática de Gestão); foi um curso de 3 anos, que me conferiu o 12ºano, nível IV do ensino profissional. Como é de conhecimento geral, para estes cursos profissionais é necessário apenas ter o 9ºano, daí ter levado este tema - Linguagens e Algoritmos - e fazer uma introdução às Linguagens de Programação. Recorri a exemplos simples, para explicar o que se entende por algoritmos, quais as suas características e representações e como comunicamo-los a um computador.

Espero ter me exprimido bem e que tenham gostado.

Aqui fica a minha apresentação Powerpoint:

Introdução às linguagens de programação

Além desta apresentação, através de uma cartolina os formandos teriam de completar um fluxograma, uma forma de representação de algoritmo, e de resolver uma ficha com o mesmo algoritmo mas em pseudo linguagem.

Agora só falta a avaliação final, o útimo módulo!

M10 - Plano de sessão

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E está quase a chegar ao fim...
Agora ainda falta fazermos o nosso plano de sessão para a nossa autoscopia final.
O plano é importante pois dá-nos uma orientação sobre a sessão que iremos dar, é como um guia e ajuda a pôr as ideias claras e objectivas. Este deve de ser feito sempre em função do formando, isto é, nele deverá constar o que o formando deverá ser capaz de saber, ou saber fazer ou saber ser no final da formação.

Aqui está um exemplo de um, que nos foi dado pelo nosso formador:


M8 - Avaliação da formação

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Porquê avaliamos?
Para:
  • Seleccionar;
  • Situar no nível adequado;
  • Aferir aquisições nos vários domínios;
  • Diagnosticar;
  • Recolher informação para a melhoria da formação.
"Não há classificação sem avaliação"

Factores que condicionam, e que devemos evitar, a avaliação:
  • Ausência de critérios comuns;
  • Efeito de estereotopia;
  • Informação prévia (dos formandos);
  • Efeito de halo;
  • Efeito da ordem de avaliação;
  • Infidelidade a nós próprios (formadores).

Fases da Avaliação da Formação
  • Avaliação diagnóstica (EX-ANTE) - numa situação inicial
  • Avaliação do processo formativo (ON-GOING) - durante a execução da formação
  • Avaliação do impacto (EX-POST) - no pós-formação
Exemplos de Instrumentos de avaliação:
  • Teste escrito;
  • Teste oral;
  • Teste de desempenho em situação simulada ( ex. autoscopia);
  • Teste de desempenho em situação real.

M5 - Métodos e Técnicas Pedagógicas

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Critérios de selecção na escolha do método pedagógico:
• Tipos de objectivo a atingir (qual dos domínios a atingir);
• Formandos ( níveis de habilitações, dimensão do grupo, meios e origens sociais, culturas);
• Formadores ( experiência, metodologias dominadas, personalidade, criatividade);
• Tempo disponível: ter em atenção o tempo que se dispõe;
• Instalações: ter em conta o equipamento assim como o espaço físico;
• Custos de formação.

Quais os métodos pedagógicos que existem?


Método Expositivo

Neste método o formador comanda toda a formação; ele expõe o tema e desenvolve-o.

Actualmente tem-se assistido a uma mutação deste método, que deu origem à exposição dialogada, onde o formando é convidado a participar, a comentar, exemplificando ou respondendo a questões colocadas pelo formador ou por outros formandos.

Método Demonstrativo


Neste método o conhecimento técnico do formador serve para exemplicar determinada tarefa aos formando, que deverá posteriormente ser repetida por estes, de forma a ser averiguada se foi aprendida. O formando realiza-a sob orientação do formandor e depois sozinho.

Método Interrogativo

Aqui existem interrogações verbais, orientadas pelo formador, pergunta/resposta. Pode, eventualmente, surgir conversas ou questões paralelas entre formandos.

Método Activo


O Método activo caracteriza-se pelo formando o sujeito da formação. O formador tem o papel de orientar, motivar e animar as situações e os formandos aprendem, mesmo "sem se darem conta".

Exemplos de técnicas pedagógicas do método activo:
  • Chuva de ideias (Brainstorming);
  • Jogo de papéis ( Role-playing);
  • Estudo de casos ( Case study);
  • Simulação;
  • Trabalhos de grupo;
  • Jogos pedagógicos.


17:30

M4 - Comunicação e Animação de Grupos

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Este módulo foi dirigido pela Dr. Liliane Oliveira, uma excelente formadora!
Iniciámos a aula formando pares, aleatoriamente, e a mim calhou-me a colega Sandra Oliveira, que para além do sobrenome chegámos à conclusão que temos muitas coisas em comum... além do signo, também gostamos de rir, de jogar computador, temos o azul como cor preferida, somos exigentes e gostamos de boa comida!!!.... lol...
E assim com esta dinâmica, de fazermos tipo de uma entrevista ao nosso colega e apresentarmos à restante turma, ficámos a saber um pouquinho mais de cada um... e a formadora ficou também a conhecer-nos.

Mas o que é a Comunicação?
É todo o comportamento verbal. não verbal e para verbal com valor de mensagem.

Então, estamos sempre em comunicação.... mesmo sentados, calados...para outra pessoa que nos observe estamos sempre a transmitir alguma coisa... nem que seja o porquê de estarmos calados... faz sentido...?...

Neste caso até dormindo....

Grupos....
O que é um Grupo?
Entenda-se por esse conceito um aglomerado de pessoas com objectivos e características comuns.
Geralmente, tem uma estrutura, durabilidade, uma certa coesão e um conjunto de normas.

Vantagens de um grupo:
  • Decisões de maior risco;
  • Maior rapidez e eficácia na realização de objectivos;
  • Enriquecimento;
  • Permite a divisão de tarefas;
  • Criação de laços de amizade;
  • Inspira segurança individual a cada membro;
  • Tem maior poder de influência face ao exterior;
  • Dá um sentimento de pertença.
Desvantagens de um grupo:
  • Tomada de decisões empobrecida;
  • Pensamento de grupo;
  • Transformação do "eu" em "nós".

No contexto de formação, porquê recorremos à dinâmica de grupos?
  • Comunicação entre os formandos;
  • Partilha de conhecimentos / sentimentos / vivências;
  • Negociação;
  • Estabelecimento de estratégias e resolução de problemas;
  • Motivação;
  • Integração de conhecimentos e atitudes;
  • Promover o trabalho em equipa.

M6 - Operalização de objectivos pedagógicos

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A planificação de formação serve para definirmos objectivos que deverão ser atingidos até ao final da mesma; sempre "priveligiando" o formando, isto é, um objectivo de formação deverá ser em função do que o formando deverá saber, saber-fazer, saber-ser no final da formação, neste caso.

Os objectivos devem ser:
  • Simples;
  • Mensuráveis;
  • Acordados mutuamente;
  • Realistas;
  • Temporais.
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         SMART

Os níveis dos objectivos, no contexto de formação, estão escalados da seguinte forma:
Finalidade: Qual o desempenho desejado? - o grande objectivo final
Meta: Que perfil de saída se pretende? - níveis de gestão de formação
Objectivos gerais: Que competências exige esse perfil?
Objectivos específicos: Que comportamentos exigem essas competências?

Objectivos específicos
Componentes que deverão constar nos objectivos específicos.