M8 - Avaliação da formação

0 Comments »
Porquê avaliamos?
Para:
  • Seleccionar;
  • Situar no nível adequado;
  • Aferir aquisições nos vários domínios;
  • Diagnosticar;
  • Recolher informação para a melhoria da formação.
"Não há classificação sem avaliação"

Factores que condicionam, e que devemos evitar, a avaliação:
  • Ausência de critérios comuns;
  • Efeito de estereotopia;
  • Informação prévia (dos formandos);
  • Efeito de halo;
  • Efeito da ordem de avaliação;
  • Infidelidade a nós próprios (formadores).

Fases da Avaliação da Formação
  • Avaliação diagnóstica (EX-ANTE) - numa situação inicial
  • Avaliação do processo formativo (ON-GOING) - durante a execução da formação
  • Avaliação do impacto (EX-POST) - no pós-formação
Exemplos de Instrumentos de avaliação:
  • Teste escrito;
  • Teste oral;
  • Teste de desempenho em situação simulada ( ex. autoscopia);
  • Teste de desempenho em situação real.

0 Responses to "M8 - Avaliação da formação"

Enviar um comentário