M2 - Simulação Pedagógica Inicial

2 Comments »
Neste módulo, é-nos proposto que façamos uma simulação pedagógica inicial ou autoscopia inicial, isto é, uma apresentação sobre um tema qualquer, em 10 minutos, pois aqui será feito um diagnóstico pela nossa formadora e pelos nossos colegas; a nossa postura, o nosso "à vontade", como lidamos quando somos confrontados com questões dos nossos espectadores, a nossa gestão do tempo são tudo aspectos a ter em conta por aqueles que nos avaliam.

Mas acho que nos saímos muito bem... os temas foram diversos, mais ou menos dentro da área profissional de cada um.
No meu caso, como a minha área é Informática de Gestão, fiquei um pouco à toa... pois sabia que não iria ser muito produtivo explicar um código de Programação VB ou assim... mas lembrei-me de uma coisa que pelo que tenho visto é muito utilizado e ainda existe muita gente com certa dificuldade: Excel!

Para tal a minha simulação foi feita com base numa tabela de Excel:



Conforme pode ser visto acima estes foram os 7 pontos que me propus a explicar. São exercícios simples que podem ter sido esquecidos e muitas vezes podem ajudar.

Assim como pode não ter sido anotado por todos aqui segue um pequeno tutorial de como resolver as questões:

1. Calcular a média dos testes por aluno


Aqui a média dos testes do aluno nº1 será a soma do 1º com o 2º a dividir por 2.
Fácil? Não?
Agora para podermos estender esta fórmula aos restantes alunos basta arrastá-la para as células que queremos:

Tendo em atenção que arrastamos o cantinho da célula, o cursos deverá ficar numa cruz preta; pois só assim a fórmula desta célula será copiada para as restantes.
 O resultado deverá ser este:

2. Agora para calcularmos a média do 1º Teste em geral:

Vamos utilizar a função "Média"; posicionamos o cursos na célula D15 e clicamos em
é nos apresentado o seguinte:


Seleccionamos a "Média" e escolhemos o intervalo, neste caso de D5:D14:


3. Agora o resultado seria "13,68", mas podemos diminuir o número de casas decimais:


Para a média do 2º Teste basta arrastarmos a célula D15 para a E15:


4. Vamos então contar o número de negativas para o 1º Teste, ou seja, serão todos os valores entre D5 e D14 que sejam menores que 10. Assim inserimos novamente uma função CONTAR.SE:



5. Para somarmos o total de positivas, o processo é análogo, apenas mudamos o critério, passará a contar todos os valores que forem iguais ou superiores a 10:


6. Por vezes pode ser útil formatarmos as células de acordo com os valores.
   Assim vamos colorir a vermelho os valores negativos, utilizando a Formatação Condicional:


Aqui definimos que queremos a vermelho todos os valores menores que 10:

7. Agora queremos realçar apenas os valores maiores ou iguais a 10; assim sendo, como não existe esta regra predefinida, vamos criá-la:




O que fizemos acima, foi definir a nossa regra, nesse caso "maior ou igual", ao valor "10", deverá apresentar o formato que desejarmos, aqui Preenchimento da célula a verde claro e Cor do Tipo de Letra a verde. Aplicamos e:


Espero ter sido clara neste turorial... Isto é apenas uma pequena funcionalidade do que o Excel é capaz de fazer.

2 Responses to "M2 - Simulação Pedagógica Inicial"

César Gaspar Says :
23 março, 2011 23:37

Porque não formação sobre PowerPoint na demonstração final, visto que a maior parte da informação pedagógica é leccionada neste formato.

Ana Says :
23 março, 2011 23:56

Sim, por acaso é um tema que pode ser bastante instrutivo.
Obrigada pela sugestão.

Enviar um comentário