M7 - Recursos Didácticos

0 Comments »
Devido a motivos de força maior, tivemos de alterar a ordem dos módulos na formação e no dia 18/3/2011, introduzimos o módulo 7 "Recursos Didácticos", com o formador Ricardo Mousinho.


Após esta etapa de formação, devemos, nós formandos, ser capazes de seleccionar, conceber e adequar os meios didácticos em função pedagógica adoptada.


O que é um recurso didáctico?
É todo e qualquer recurso utilizado no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e visando o aperfeiçoamento do processo ensino - aprendizagem.


Exemplos de recursos didácticos

Existem diversos materiais que podem servir de apoio aquando da aprendizagem; entre muitos destacam-se:
• Quadro de ardósia;
• Quadro branco;
• Cartolinas/ Cartazes;
• Projector de diapositivos;
• Datashow;
• Smartboard.

Este último ainda está em expansão, mas já se pode encontrar nas escolas mais desenvolvidas do país:



Qualquer que seja o material utilizado, temos de ter em conta, sempre, se se adequa ou não à matéria, ao conteúdo, que iremos abordar.

Ainda nesta sessão foi-nos colocado uma tarefa, para avaliação; em pares, teríamos de criar um módulo, hipotético, numa formação online, através da plataforma Moodle.


O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente
virtual. É utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, permitindo a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e fóruns de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes.

Para mais informações sobre esta ferramenta siga o link:
http://moodle.org/

0 Responses to "M7 - Recursos Didácticos"

Enviar um comentário