Porquê avaliamos?
Para:- Seleccionar;
- Situar no nível adequado;
- Aferir aquisições nos vários domínios;
- Diagnosticar;
- Recolher informação para a melhoria da formação.
Factores que condicionam, e que devemos evitar, a avaliação:
- Ausência de critérios comuns;
- Efeito de estereotopia;
- Informação prévia (dos formandos);
- Efeito de halo;
- Efeito da ordem de avaliação;
- Infidelidade a nós próprios (formadores).
Fases da Avaliação da Formação
- Avaliação diagnóstica (EX-ANTE) - numa situação inicial
- Avaliação do processo formativo (ON-GOING) - durante a execução da formação
- Avaliação do impacto (EX-POST) - no pós-formação
Exemplos de Instrumentos de avaliação:
- Teste escrito;
- Teste oral;
- Teste de desempenho em situação simulada ( ex. autoscopia);
- Teste de desempenho em situação real.
avaliação,
classificação
18:00
0 Responses to "M8 - Avaliação da formação"
Enviar um comentário